Alta Floresta (MT), 20 de março de 2019 - 17:38

Geral

07/01/2019 09:44 Assessoria

Divulgadas datas de pagamento do Bolsa Família em 2019

Em dezembro de 2018 foi liberado um calendário de pagamento do ano de 2019, através deste calendário é possível que o beneficiário identifique as datas liberadas para pagamento do beneficio, os pagamentos são realizados pela a Caixa Econômica Federal, banco responsável em administrar o benefício.

Os pagamentos são liberados sempre no meado do mês até o final do mesmo, a data de liberação é definida de acordo com a numeração final do cartão, as datas variam de acordo com a numeração do cartão de cada beneficiado com o programa.

Tabela Bolsa Família 2019

A tabela de pagamentos é dividida através do último dígito do Número do NIS, impresso no cartão do Bolsa Família.

Vale lembrar que o saque do benefício pode ser realizado até 90 dias após a liberação do valor na Caixa Econômica Federal. Se esse tempo passar, a família perde direito de sacar o benefício, porém, quem tem poupança Caixa Fácil, pode receber o benefício direto na poupança, sem precisar se preocupar em sacar o benefício.

 

Bolsa Família 2019 Bloqueado

Para desbloquear o seu benefício bolsa família 2019, e receber novamente as parcelas, será necessário atualizar o cadastro no CADÚNICO.

Porque meu bolsa família foi bloqueado?

  • Se você foi convocada para recadastramento, mas não compareceu ao CADÚNICO até a data limite, o benefício será bloqueado;
  • Se a família mudou de endereço ou trocou os filhos de escola, e não atualizou o cadastro, o benefício será bloqueado;
  • Se a família não atende mais aos critérios de renda, o benefício será bloqueado;
  • Se a família não atender a qualquer dos requisitos dos MDS, o benefício será bloqueado.

Para reverter o bloqueio do Bolsa Família 2019, será necessário comparecer à uma unidade do CadÚnico, para atualizar os seguintes dados:

  • Verificar a renda familiar;
  • Verificar o histórico estudantil de crianças e jovens;
  • Verificar os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde em relação à saúde infantil e feminina.

 

Como Desbloquear

Para ter seu benefício desbloqueado, será necessário realizar o recadastramento no CRAS. Em Alta Floresta são duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS Conviver, que está localizado no centro do município de Alta Floresta, no setor F, rua F-5, e o CRAS Casa da Família, localizado na Avenida Bom Pastor, no bairro Cidade Alta.

O benefício somente será pago novamente se a família estiver respeitando todos os requisitos de participação do programa social.

Recadastramento do programa Bolsa Família

O recadastramento de dados do Bolsa Família 2019 é uma das coisas mais importantes a se fazer para que você possa continuar a receber o Bolsa Família 2019. O Governo Federal anualmente faz um cruzamento de dados com diversas bases de dados para averiguar as informações concedidas para participar do programa.

Se for detectada alguma divergência de dados durante todo o processo de participação do programa, seu beneficio corre o risco de ser cortado ou cancelado.

Hoje existem dois tipos de recadastramento:

  • Revisão Cadastral – primeiro é apenas uma revisão cadastral, aonde é exigido do beneficiário que informe os dados que estão em conflito com o governo.
  • Averiguação Cadastral – E existe a outra averiguação que somente uma atualização cadastral dos mesmos dados já fornecidos.

Na maioria das vezes o beneficiário tem seu beneficio bloqueado, por incompatibilidade de informações, atualizando e informando os dados que sofreram alguma mudança já resolve o problema.

Por isso, se já tem algum tempo que você não atualiza as suas informações no programa, você corre o risco de ter o seu beneficio cessado a qualquer momento.

 

Cadastro Bolsa Família

Se você ainda não é cadastrado no programa, e deseja receber o auxílio mensal, será necessário procurar o posto de atendimento do responsável pelo Programa Bolsa Família na prefeitura de seu município, para se cadastrar.

Será necessário levar os seguintes documentos para solicitar a inclusão no programa:

  • CPF e título de eleitor do responsável pelo grupo familiar;
  • Documento de identificação de outros membros do grupo familiar, como RG, Certidão de nascimento, CNH ou CTPS.

Fazer a inscrição não significa que a família vai entrar automaticamente para o programa. Primeiro, os dados serão analisados pelo Ministério do  Desenvolvimento Social, e caso aprovado, o beneficiário entra para a lista de espera do programa.

Se for contemplado, receberá o cartão do benefício, que deverá ser ativado em uma agência da Caixa, antes de poder ser usado. Você pode consultar o andamento da análise do seu benefício, junto às unidades do CRAS.

 

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda para as famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), contemplando famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Para participar, é necessário que as famílias comprovem renda mensal por pessoa de até R$ 89. Famílias com renda familiar mensal de até R$ 178 por pessoa e que sejam compostas por gestantes, crianças ou adolescentes também podem se candidatar.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo