Alta Floresta: operação do Ibama termina com homem de 59 anos preso
Foi preso na zona rural de Alta Floresta um homem de 59 anos, flagrado segundo o Ibama, derrubando mata em área de preservação permanente – APP. O suspeito que estaria usando uma trator D-5 também teve naquele momento a máquina apreendida. Depois os fiscais do Ibama, que contavam como apoio de uma equipe da Força Tática da PM de Sinop, o encaminharam à Delegacia Municipal de Polícia Civil.
O delegado Vinícius Nazário foi quem assumiu o caso e informou que o homem deverá ser processado ao ferir o Artigo 38 da Lei 9605 de Crime Ambiental. De acordo com a autoridade policial, ainda cabe fiança, mas foi lavrado o flagrante do acusado. “Essa equipe do Ibama de Sinop recebeu a informação de que o monitoramento via satélite flagrou o desmatamento ilegal de 100 hectares”, informou o delegado.
Pelo menos cinco caminhonetes e um grande número de servidores do Ibama continuam na região de Alta Floresta com apoio da Força Tática na Operação Onda Verde. Através das denúncias que chegam até o órgão os fiscais, guiados por GPS chegam até as propriedades indicadas e se constatarem os crimes fazem as autuações assim como se necessários, prisões.