Alta Floresta (MT), 19 de junho de 2018 - 12:28

Geral

07/03/2018 08:36 Assessoria Heliar

Manutenção automotiva: a importância da revisão da bateria do carro

Alguns motoristas só lembram de que existe a bateria do carro quando ela apresenta algum problema. Mas é fundamental que se inclua a bateria no checklist de revisão do veículo para evitar constrangimentos durante os percursos, seja na cidade ou durante as viagens. O aconselhável é que a revisão da bateria aconteça a cada seis meses. Confira algumas dicas:

A revisão da bateria deve ser realizada por profissionais especializados, munidos de conhecimento técnico e equipamentos adequados. Eles devem estar atentos a quatro checagens:
Funcionamento – Verifica se alternador e bateria estão operando em condições adequadas.
Visual – Checa se os terminais estão devidamente conectados aos polos e se eles apresentam sinais de oxidação que exijam limpeza.
Nível da água – Atualmente, a maioria dos modelos de baterias é selada, mas, ainda assim, é possível verificar o nível do líquido. Enquanto umas são fabricadas com embalagens translúcidas, outras possuem indicadores externos.
Fixação – Checa se a bateria está adequadamente instalada no suporte, evitando dados internos no produto.

Atenção ao mau uso!
Ligar e desligar o motor sucessivamente em períodos curtos ou deixar luzes, faróis, lanternas e som ligados com o motor desligado são hábitos que podem reduzir significativamente a vida útil da bateria. A instalação de acessórios que não são originais de fábrica (ou não estavam previstos para o veículo) também podem resultar em problemas.

A redução da vida útil pode ser causada por defeitos, como:
Sobrecarga – Significa que a bateria do veículo está recebendo uma quantidade de energia superior a que ela é capaz de suportar (tensão de trabalho deverá estar de 13,5 a 14,5 Volts).
Subcarga – Indica que o alternador não está enviando ao sistema elétrico e à bateria a quantidade necessária de energia.
Fuga de corrente – Caracterizada pelo consumo de energia quando o veículo está desligado, como, por exemplo, por meio de algum componente eletrônico mal instalado.
Desequilíbrio elétrico – Quando o alternador não consegue suprir a necessidade de energia demandada de todos os componentes elétricos e eletrônicos, fazendo com que a bateria se descarregue completamente.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar
Euro
31/12 20:00

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo