Alta Floresta (MT), 19 de janeiro de 2018 - 23:58

Geral

08/01/2018 05:05 Tarso Nunes - RDNews

Governo prepara a concessões e já projeta a ampliação da malha rodoviária em MT

O governo estadual promete dar início às concessões de rodovias estaduais até junho do ano que vem. Será investido R$ 1,5 bilhão. Serão 525 km de vias concedidas à iniciativa privada durante a primeira fase de uma série a serem realizadas pelo Executivo. A informação é do secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) Marcelo Duarte.

Mato Grosso, segundo o titular da pasta, ainda possui índice muito baixo de rodovias pavimentadas. São 3 mil km de estradas ou até mesmo municípios que não possuem ligações asfálticas.

Conforme Marcelo, um trabalho desse porte é feito somente a médio prazo para conseguir suprir essa demanda. “Há muita coisa para fazer, demanda por rodovias é extensa”, explica.

Diante da demanda que Mato Grosso possui, o secretário da Sinfra explica da necessidade de transferir à iniciativa privada a gestão das rodovias consolidadas e fazer com que o Estado se preocupe na ampliação da malha viária. “O Estado não estará diminuindo seu trabalho. Ao contrário, vamos trazer mais parceiros para cuidar de algo que está consolidado e não deixar acabar de novo, porque deixar acabar é custo muito grande”, sustenta.

Os primeiros editais da licitação devem ocorrer agora no início do ano para, em março, anunciar a vencedora das empresas que vão administras o primeiro lote de concessão.

 

Entre os trechos considerados prioritários que poderiam ser concessionados à iniciativa privada, estão a rodovia MT-010, entre o distrito de Nossa Senhora da Guia (Cuiabá) e Rosário Oeste; a MT-235, de Nova Mutum e Sapezal; a MT-100, de Alto Taquari a divisa com Mato Grosso do Sul; a MT-130, de Paranatinga a Primavera do Leste; e a MT-320, entre Nova Santa Helena e Alta Floresta.

Marcelo explica que a prioridade na escolhas das três rodovias foi no sentido do tráfego de veículos. “Primeiro que teve uma dispersão geográfica, não concentramos em região. Olhamos um em cada região e olhamos rodovias que tinha tráfego. Hoje a concessão de rodovias que não tem viabilidade econômica você perde tempo”, pontua.

Na primeira fase serão mais de R$ 74 milhões em outorga que vão gerar 3,5 mil empregos. Serão 3,1 mil km em rodovias, sendo 525 km na primeira fase e 2,6 mil na segunda fase.


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