Alta Floresta (MT), 21 de setembro de 2017 - 10:17

Geral

11/08/2017 13:19 Assessoria

Começa o enchimento do reservatório da Usina Colíder

A Copel obteve a autorização para o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Colíder, instalada no Rio Teles Pires, em Nova Canaã do Norte (MT).

Nos próximos dias, a Copel vai operar as comportas do vertedouro de forma a represar parte da água que chega à barragem. O fechamento dos vãos não será completo, pois mesmo durante o enchimento será mantido um fluxo permanente de água rio abaixo.

O processo de enchimento do lago artificial acontece de forma lenta e gradual e é monitorado de perto pelos técnicos da Copel. A expectativa é de que em aproximadamente quatro meses o reservatório atinja o nível máximo previsto em projeto, ocupando uma área de 182,8 km², abrangendo áreas dos municípios de Cláudia, Colíder, Itaúba e Nova Canaã do Norte.

As obras civis do empreendimento, como a casa de força, a barragem e o vertedouro estão prontas. A montagem das unidades geradoras de energia – conjuntos de turbinas e geradores – e demais equipamentos necessários à operação da planta estão em andamento.

Com o reservatório cheio, as obras concluídas e as licenças de operação emitida pela Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema-MT), a Usina poderá começar a gerar energia – o que está previsto para acontecer em abril de 2018.

Cuidados ambientais

Os projetos de proteção ambiental da Usina Colíder tiveram início antes mesmo das obras e alguns deles devem ser intensificados durante o enchimento do reservatório.

É o caso do resgate de fauna. Como a elevação do nível da água é gradual, a maior parte dos animais consegue se deslocar para florestas próximas. No entanto, caso algum animal doente ou com dificuldade de locomoção permaneça na área a ser alagada, equipes especializadas ficam de prontidão com barcos para resgatar e encaminhar esses animais para os centros de triagem onde serão examinados por biólogos e veterinários. Os animais saudáveis resgatados são devolvidos à natureza seguindo procedimentos e critérios técnicos. O cuidado estende-se também aos peixes, que serão monitorados durante todo esse período.

As equipes embarcadas também realizam durante o enchimento do reservatório o trabalho de resgate de flora. A proximidade com copas de árvores e remanescentes de vegetação facilita o trabalho de cota de mudas e sementes que serão usadas para reflorestar a área de preservação permanente (APP) – uma faixa de 100 metros de vegetação que será mantida de forma permanente pela Copel ao redor de toda a represa.

Outro trabalho realizado nessa fase é o monitoramento da qualidade da água e da estabilidade das margens do Rio Teles Pires – equipes devem realizar inspeções periódicas, coletando material e enviando para análise. O resultado dos estudos é enviado periodicamente ao órgão ambiental.

Segurança em primeiro lugar

Toda a área que será alagada e a APP já foram desapropriadas e desocupadas pela Copel. Os proprietários de terras foram indenizados e, especialmente nessa fase do enchimento, é proibido circular no local, pois há risco de acidentes.

O mesmo cuidado deve ser tomado com as embarcações. A Copel alerta que é perigoso navegar próximo à barragem, tanto rio acima quanto rio abaixo, onde pode acontecer variação repentina no nível da água.

As usinas hidrelétricas têm áreas de segurança, onde só quem trabalha no local pode entrar. Placas instaladas nos acessos indicam essas áreas restritas. Também é proibido pescar no trecho de 200 metros acima e abaixo da barragem.

BR 163

O reservatório da Usina Colíder deve chegar a dois trechos da BR 163 (entre os quilômetros 922 e 924), em Itaúba, mas não haverá qualquer interferência no tráfego de veículos durante ou após o enchimento. A Copel já concluiu nesses locais obras de aterro e construção de bueiros que aumentam a capacidade de drenagem da água no local. O projeto foi executado com anuência da Superintendência Regional do Mato Grosso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-MT).


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,1294
Euro 3,7221
20/09 16:15

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo