Alta Floresta (MT), 22 de maio de 2019 - 15:10

Esporte

27/02/2019 09:39 Alice da Silva Fernandes - Assessoria

Associação dos Deficientes Visuais de Sinop realiza passeio ciclístico de inclusão nesta quinta (28)

A Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop - ADEVAS, já tem cronograma de atividades para o ano de 2019. As ações integram o plano de trabalho desse ano que traz o tema - "Inclusão e Integração do Deficiente Visual na Sociedade", um projeto aprovado na Câmara de Vereadores de Sinop no final do ano passado, que aguarda apenas trâmites do executivo municipal para dar início às atividades no mês que vem.

E para estreitar os laços de comunicação e amizade dos deficientes visuais com demais públicos, haverá um passeio ciclístico  nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, às 19h30 na Avenida de acesso ao condomínio Mondrian (lado esquerdo) para integração de DVs e ciclistas que tenham interesse em tornarem-se guias nas bikes conhecidas como 'tandem', (em que duas pessoas pedalam) um projeto que a ADEVAS desenvolve com seus associados desde o ano 2018.

O Plano de Trabalho de 2019, da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop, tem por  objetivo geral, garantir atividades de integração da pessoa com deficiência visual com ações que estimulam o desenvolvimento de competência humana, esporte, lazer, autonomia, independência, iniciativa e inclusão social.

O projeto de atividades a serem realizadas a partir de março na ADEVAS, visa oferecer oferecer aulas de estimulação precoce e orientação e mobilidade para crianças/pessoas cegas e com baixa visão, disponibilizar cursos de computação para pessoas com deficiência visual, apoiadores, professores, familiares e comunidade interessada.

De acordo com o presidente da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop (ADEVAS), João Carlos Machado, o projeto de atividades a serem realizadas nesse ano de 2019 pretende não apenas estreitar os laços com a comunidade dos deficientes visuais mas, acima de tudo integrar a ADEVAS junto a todos os cidadãos sinopenses.

"Neste ano, queremos unir forças com todas as pessoas da comunidade a fim de contribuir para o enfraquecimento de preconceitos, ou seja, queremos aproximar familiares, professores, educadores físicos, psicólogos e demais pessoas que queiram fazer parte do universo dos deficientes visuais", afirma o presidente.

DVs no pedal  

Em 2018 a ADEVAS inseriu o ciclismo de Mountain Bike tandem (bicicletas duplas) como ferramenta de inclusão social para seus associados. A ideia surgiu a partir do então educador físico da associação, Hilton Percinoto Junior, que buscou ajuda de alguns amigos ciclistas e de um artesão e conseguiram confeccionar a primeira bicicleta dupla; e no dia 14 de outubro de 2018, realizaram o 1º Desafio Pessoal de 100km para iniciantes, que aconteceu na Comunidade Brígida em Sinop, que inclusive deu oportunidade para os deficientes visuais competirem junto aos demais ciclistas, relembra o diretor de esportes da ADEVAS, Edson Carlos Machado.

Hoje através da colaboração de parceiros e amigos, a associação atende os deficientes visuais com três bicicletas 'tandem', mas um dos guias do projeto de ciclistas da associação, Ademir Fagundes, ainda há necessidade de tornar a categoria de guias mais atuante entre os ciclistas de Sinop e por isso faz o convite para que deficientes visuais e ciclistas participarem do passeio desta quinta, 28, na Av de acesso à esquerda do condomínio Mondrian . 

"Queremos dar oportunidades para os deficientes visuais que não estão conseguindo participar dos passeios que sempre estamos fazendo; ou porque é muito longe ou porque as datas não dão certo e esse passeio é justamente pra essa galera, principalmente conseguir novos ciclistas guias para atender a disponibilidade dos pedais que organizamos com os DVs", explica.

Viste a ADEVAS

A Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop - ADEVAS é uma organização sem fins lucrativos que atende pessoas com deficiência visual e sua missão é promover a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade por meio de uma educação global integrada e de sua capacitação, reciclagem profissional e inserção no mercado de trabalho, preparando-a para o pleno exercício da cidadania. A ADEVAS atende toda comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e está localizada na Av. das Acácias, nº 1447, centro de Sinop; (66) 3315-1734.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo