Alta Floresta (MT), 13 de dezembro de 2018 - 05:51

Educação

28/11/2018 05:31 Adilson Rosa | Seduc MT

Seduc lança ficha de acompanhamento de frequência escolar

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) fez o lançamento da primeira etapa da alteração da Ficha de comunicação de aluno infrequente, indisciplinado e infrator (Ficai). O documento que era preenchido manualmente, agora será eletrônico, utilizando uma plataforma própria. A apresentação do novo modelo ocorreu no auditório da Seduc, na segunda-feira (26), no período da tarde.

Participaram do lançamento os gestores das escolas participantes do projeto Anjos da Escola.

Segundo a coordenadora da alteração da ficha, Patrícia Glaura de Araújo Campos, nesta primeira etapa, participam de um projeto piloto, as 24 escolas do Projeto Anjos da Escola – localizadas em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

“Trata-se de uma ficha sistematizada, com programa próprio de envio online que vai se comunicar com o sistema SigEduca. Com isso, ganhamos em agilidade, além da praticidade”, ressalta. Ela acrescenta que, embora seja uma ficha do Projeto Anjos da Escola, será extensiva a toda rede estadual de ensino.  

Conforme o secretário-adjunto executivo Nelson Viana, que participou do evento, no dia 11 de fevereiro do próximo ano, início do ano letivo, a ficha ficai estará em todas as escolas do Estado. “Essa é a nossa meta”, assegura.

O representante do Ministério Público (MP), promotor Miguel Slhesharenko Jr, presente ao evento, esclarece que a ficha não pode ser considerada negativa, pois o objetivo é conhecer o aluno. “Queremos saber mais do aluno, queremos todos em sala de aula estudando, a sua aprovação. As escolas terão o controle virtual dele”, pontua.

Para a diretora da EE Presidente Médice, de Cuiabá, Patrícia Carvalho, a ficha é uma ótima forma de acompanhamento do estudante. “Ela vem ao encontro daquele aluno em situação de vulnerabilidade. Seguindo a frequência, detectamos casos em que seja necessária uma intervenção”, frisa. 

O aluno é considerado infrequente ao ter três faltas consecutivas ou cinco alternadas. A partir da constatação, os responsáveis pela escola entram em contato com os pais, via telefone. Sem uma resposta, o Conselho Tutelar da cidade é acionado para tomar as providências cabíveis.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo