Alta Floresta (MT), 19 de junho de 2018 - 14:29

Educação

05/06/2018 09:34 Nataniel Zanferrari | Assessoria/Unemat

Campus de Alta Floresta prossegue com comemorações de 40 anos da Unemat

O Campus Universitário de Alta Floresta prossegue com as comemorações dos 40 anos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). As comemorações no campus tiveram início em abril e prosseguem até este mês de junho.

Contos e causos

Momentos agradáveis e descontraídos aconteceram na roda de conversa realizada pelo Campus de Alta Floresta, onde ex-professores e antigos alunos puderam se reencontram e encontrar os atuais alunos e professores da Unemat, para contar e compartilhar suas histórias e caminhadas profissionais. 

Exposição do Conhecimento

A Unemat realizou a 1ª edição da Exposição do Conhecimento: a comunidade acadêmica teve a oportunidade de visitar estandes preparados cuidadosamente por cada laboratório de pesquisa do Campus de Alta Floresta, sendo possível conhecer equipamentos, imagens, livros, revistas e outros produtos resultantes do trabalho de pesquisadores. O Campus dispõe de 20 laboratórios de pesquisa. A Exposição foi organizada por Pedro Eisenlohr e Rudimaria dos Santos. 

Minicurso de Fotografia

O Campus também ofereceu um minicurso de fotografia básica voltado para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e a profissionais da educação, com objetivo de orientar as técnicas básicas de fotografar e proporcionar dicas de como fazer bom uso do celular para eventos pedagógicos e de pesquisa nas escolas. O curso foi ministrado por Mequiel Zacarias, graduado em Ciências Biológicas e Jornalismo pela Unemat e atualmente cursando Direito. 

Conscientização sobre Autismo

Os alunos, professores e profissionais técnicos do Câmpus, juntamente com familiares, participaram da Caminhada de Conscientização do Autismo, evento que busca agregar toda a sociedade para poder melhorar o entendimento sobre as necessidades das pessoas com autismo.

Esta ação vem ao encontro com as políticas públicas que a Unemat vem desenvolvendo ao longo de sua história, e o curso de Ciências Biológicas abraçou a causa, proporcionando roda de conversa sobre autismo.

Para dialogar com os acadêmicos sobre os direitos de aprendizagem dos alunos, a roda foi composta pela engenheira florestal Priscila Figueiredo, mãe de uma criança com autismo; pela professora Waleska Arruda, do curso de Ciências Biológicas; e a professora Carmélia Santana, da Escola Municipal Professor Benjamin Pádoa.

Foi possível perceber o interesse dos alunos, pois nos momentos de estágios, os acadêmicos tem estes enfrentamentos com esta demanda  e não  terem  situações de intervenções significativas no momento. Outros momentos de roda de conversa sobre outras deficiências, transtornos ou distúrbios ocorreram durante o ano letivo, pois o Licenciado precisam estar preparados para atender todas as demandas da Educação Básica. 

Plantio de árvore

As comemorações no campus alta-florestense tiveram início no dia 23 de abril, quando foi realizado o plantio de uma muda de árvore pelos calouros de Engenharia Florestal do Campus de Alta Floresta. A muda é da espécie Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, castanha-do-brasil, castanha-do-pará, noz amazônica, noz boliviana, tocari e tururi. A atividade foi coordenada pelo professor Rubens Rondon Neto. 

Alta Floresta

Criado legalmente em 1991, o Câmpus Universitário de Alta Floresta recebeu os primeiros acadêmicos em 1992, atendendo à população dos municípios do Norte do Estado, principalmente Carlinda, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Paranaíta e Sinop. Atualmente, o câmpus oferta semestralmente vagas nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Florestal. Também abriga os mestrados de Biodiversidade e Agrossistemas Amazônicos e de Genética e Melhoramento de Plantas, desenvolvido junto com os câmpus de Cáceres e Tangará da Serra.

A unidade regional conta com três instalações físicas, sendo a Unidade I o local que abriga a administração central e os cursos de pós-graduação, na Unidade II localizam-se os cursos de graduação e a Secretaria Acadêmica, e a Unidade III sendo o Museu de História Natural.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar
Euro
31/12 20:00

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo