Alta Floresta (MT), 19 de junho de 2018 - 10:36

Educação

16/05/2018 06:00 Adilson Rosa | Seduc MT

Gestor do Cefapro de Alta Floresta e mais 14 municipios se reúnem para referendar plano de ação formativo

Durante três dias, ao menos 50 gestores dos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) se reúnem em Cuiabá para discutir a formação continuada (cursos para professores) e a organização dos centros. O encontro, que iniciou ontem terça-feira (15), no Hotel Mato Grosso Palace, no centro da Capital, vai até a próxima quinta-feira.

Segundo Mirta Grisel Garcia de Kehler, da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), serão discutidas também questões pedagógicas e administrativa.

Ela explica que a reunião serve para referendar o plano de ação formativo para 2018. “Esse é o segundo encontro com gestores. Houve um processo seletivo recente de formadores, daí a importância desse encontro”, destaca.

Entre os participantes do encontro está o diretor do Cefapro de Tangará da Serra, Antônio Marcos Alves da Costa. “Vamos discutir a proposta de formação continuada para este ano, além da regulamentação dos Cefapros. Com certeza, vamos ter uma verdadeira troca de experiências”, garante.

Ele acrescenta que o Cefapro de Tangará terá, para este ano, vários cursos de formação para os professores da rede estadual de ensino.

Qualidade da educação

Para o secretário adjunto de Política Educacional, Edinaldo Gomes de Sousa, os Cefapros têm uma importância fundamental para a qualidade da educação básica de Mato Grosso, pois trabalha diretamente com as principais dificuldades nas unidades educacionais.

“Os Centros trabalham com metodologia de alfabetização, metodologia aplicada na matemática e em todas as disciplinas. Nós damos formação específica por disciplina, área de conhecimento, para que possamos oferecer suporte aos professores e, como consequência, otimizar seu desempenho docente”, observa.

No entendimento do secretário, esse trabalho reflete na qualidade de ensino. Ele salienta que nos últimos anos, tem percebido uma elevação na capacidade do conhecimento dos estudantes em Mato Grosso. “Isso é fruto da ação formativa dos Cefapros nas escolas”, frisa.

Além do polo de Cuiabá, participam gestores dos polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Diamantino, Juara, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop e Tangará da Serra.    


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