Alta Floresta (MT), 17 de janeiro de 2018 - 19:41

Educação

20/12/2017 05:17 Gustavo Nascimento | Seduc-MT

Seduc firma parcerias para reforma de escolas e quadras poliesportivas em Colíder

Durante a comemoração de aniversário dos 38 anos de emancipação política de Colíder (630 km ao norte de Cuiabá) a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) firmou convênios para reforma de uma escola estadual, quatro quadras poliesportivas, além de investimentos em outras unidades escolares do município.

Na tarde da última segunda-feira (18.12), o secretário da Seduc, Marco Marrafon, visitou o município para participar da cerimônia que celebrou todas as parcerias com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa.

O evento contou com a presença do prefeito Noboru Tomiyoshi, o vice-prefeito Massahiro Ono, além de vereadores, deputados estaduais e do secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos.

Conforme Marrafon, o município receberá uma série de investimentos na educação. O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cleonice Miranda receberá uma reforma geral com recursos da Seduc em 2018. O projeto já está em andamento pela Secretaria.

Já a Escola Estadual André Maggi receberá novos postos de transformação, para poder suportar os aparelhos de ar condicionado. A Escola Alzira Maria também receberá reformas e pinturas para o início do próximo ano letivo.

Por meio de emendas parlamentares serão reformadas: as quadras poliesportivas Fernanda Alvim; do bairro Celídio Marques; da Escola Estadual Palmital; e da Escola Municipal Ivanira Moreira Junglos. Somadas, as obras representam um investimento de aproximadamente R$ 547 mil nas quadras do município.

“Quando eu vi o portfólio de investimentos na Educação para a região até me emocionei. Isso que tem aqui não é normal no Brasil de hoje, que ainda passa pela maior crise financeira de sua história. Mas isso tudo só é possível porque tem gestão, tem determinação de priorização da Educação, por parte do governador Pedro Taques, e parcerias com a Assembleia e com a Prefeitura”, destacou Marrafon.

Escola Plena

Após a solenidade, o secretário visitou o Ceja Cleonice Miranda, além das Escolas Estaduais André Maggi, Alzira Maria e Paes de Barros, que em 2018 se tornará a primeira Escola Plena da região.

Em 2017, a Seduc implementou 14 Escolas Plenas e com apenas um ano de funcionamento já apresentaram ótimos resultados. Para o próximo ano, a pasta mais que dobrou o número de unidades que ofertarão a modalidade de ensino. Até o momento, 33 escolas já adotaram o modelo.

Nas unidades, os alunos estudam nos dois períodos, matutino e vespertino. As escolas que adotam o modelo passam por adequações na estrutura física, para instalação de laboratórios, renovação de quadras poliesportivas e refeitórios.

No ensino de período integral, os estudantes recebem três alimentações diárias (café da manhã, almoço e lanche) e passam a ter um acompanhamento mais próximo por parte dos professores, para reforço do conteúdo ofertado em sala de aula.

“Este é o modelo mais lindo de ensino. A prova que educação pública de qualidade dá certo. Eu estive em Araputanga na semana passada e fiquei muito feliz com que vi na Escola Plena que criamos lá, o índice de aprovação do Ensino Médio subiu para 96%, a evasão escolar caiu de 46% para 1,5%”, afirmou o secretário.

Pró-Escolas

A Escola Plena e as obras fazem parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da história da educação de Mato Grosso, com um investimento de R$ 360 milhões para reforma e construções de unidades escolares em 2017 e 2018.

O programa visa melhorar a qualidade de ensino e alavancar os indicadores educacionais no estado. Este ano, 18 novas unidades escolares já foram inauguradas.

No plano de ações do Programa constam ainda a melhoria dos resultados do Estado no IDEB; redução do analfabetismo da população com 15 anos de idade ou mais; valorização e capacitação dos profissionais da Educação; redução da evasão escolar; e a ampliação do número de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,2334
Euro 3,9515
17/01 11:05

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo