Alta Floresta (MT), 28 de junho de 2017 - 15:06

Educação

05/04/2017 05:17 Fernanda Nazário | Sema-MT

Curso de educação ambiental é realizado em Guarantã do Norte

O primeiro módulo do curso sobre educação e meio ambiente realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no município de Guarantã do Norte, foi encerrado ontem terça-feira (04.04) com a participação de cerca de 70 pessoas entre estudantes, profissionais de diversas áreas e cooperativistas, incluindo representantes de seis municípios circunvizinhos. A capacitação teve início na segunda-feira (03.04) e tem a proposta de formar multiplicadores desta temática na região amazônica.

A técnica da Sema e coordenadora da atividade, Jane Aparecida da Silva, percebeu por meio dessa capacitação que as pessoas estão cansadas da teoria e têm buscado interagir mais com as ações voltadas à preservação/conservação ambiental. “Eles estão bastante dinâmicos, e isso é muito gratificante, tanto que quando termino o curso volto para casa com uma bagagem cheia de aprendizado e mais disposta”.

Cada cidade é uma problemática diferente, com público diverso e afim de ajudá-los na busca de solução para os entraves, Jane explica que os participantes foram divididos em grupos e tiveram que fazer um plano de enfrentamento dos problemas ambientais locais. “Assim eles poderão, na região deles, colocar a mão na massa e entender a importância do trabalho conjunto”.

Para o engenheiro agrônomo da secretaria de agricultura e meio ambiente de Guarantã, o curso foi bastante proveitoso, pois o fez refletir sobre o indivíduo como parte do meio ambiente. “Eu como cidadão e membro da sociedade que deseja o melhor para as futuras gerações tenho que me conscientizar sobre minhas atitudes. Além disso, todos nós somos partes do meio ambiente, e quando conservamos a natureza estamos garantindo a nossa sobrevivência”.

A estudante de zootecnia da cidade de Matupá, Lawanda Freitas da Silvas, 18 anos, afirma que o curso foi interessante porque trouxe atenção e preocupação com o solo. “Se ele é contaminado, nossa saúde é prejudicada”. Ela fez parte do grupo que vai desenhar um projeto voltado para padronização dos terrenos baldios, para que sejam monitorados e mantidos limpos, por meio de gramado aparado, o que evitará inclusive a proliferação de doenças.

Sobre o curso

Está dividido em quatro fases. Esse foi o primeiro módulo da capacitação. A segunda e a terceira etapa serão no formato de educação a distância (EAD) já a última será presencial no mês de junho com participação novamente dos grupos, que irão apresentar o projeto ambiental.

A capacitação é realizada pela Superintendência de Educação Ambiental da Sema a partir do Projeto Mato Grosso Sustentável, em parceria com o Fundo Amazônia (BNDES). O primeiro módulo do curso já ocorreu nos municípios de Juara, Cláudia, Juruena e Nova Monte Verde. Até o momento o ciclo de capacitação já reuniu cerca de 190 pessoas.

Calendário de capacitação

Nesta quinta e sexta-feira (06 e 07.03) será a vez do município de Colíder receber a capacitação. As aulas serão ministradas durante os dois dias no Centro de Eventos da cidade, das 7h às 11h; e das 13h às 17h. A última cidade a sediar o curso será Confresa, nos dias 20 e 21 de abril.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,2898
Euro 3,7445
28/06 14:55

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo