Alta Floresta (MT), 12 de dezembro de 2017 - 13:41

Educação

01/04/2017 05:47 Carla Ninos - Seduc-MT

Apiacás: escola estadual transforma a educação através de projetos inovadores

A Escola Estadual Portal da Amazônia, do município de Apiacás, começou o ano letivo de 2017 a todo vapor. Através de projetos e oficinas, a escola busca oferecer diversas atividades extracurriculares e acompanhamento pedagógico com o objetivo de oferecer aos seus alunos um ensino mais completo e de qualidade.

Alguns projetos são realizados através do Programa do Ensino Médio Inovador (Proemi), que quer garantir a organização curricular em consonância com as diretrizes gerais para a educação básica. O Proemi propõe a iniciação científica, leitura e letramento, língua estrangeira, cultura corporal, produção e fruição das artes, comunicação cultural, digital e uso de mídias e a participação estudantil.

Dentre os projetos, destacamos a "Horta na Escola" e o projeto de pesquisa científica "Apiacás/MT: Passado e Presente", que ensinam conceitos como práxis aos alunos. O primeiro projeto envolve professores e alunos em questões ambientais e incentiva toda a comunidade a participar da defesa do meio ambiente, com enfoque na melhoria da qualidade de vida e no embelezamento do ambiente escolar. O segundo projeto incentiva os alunos a se debruçarem em conceitos teóricos e na pesquisa, usando como tema a história da colonização e a ocupação de Apiacás.

FOTO HORTA.jpeg

"A participação dos alunos nos projetos está muito satisfatória. A nossa escola oferece, ainda, oficinas como curso de Geografia e História do Mato Grosso, Redação e Cinema para os alunos do 6º ao 9º ano. A gente também oferece cursinho de culinária, pintura, teatro e dança e recreação para os alunos do 1º ao 5º. Todas as oficinas são de responsabilidade dos professores da escola e são realizadas no contraturno", detalha o diretor da escola, Ávilo Rodrigo.

O projeto "Redação" conta com a participação de 25 alunos e tem como objetivo auxiliar a escrita com fluência, argumentação e criticidade sobre textos e assuntos variados, usando a linguagem de maneira adequada a seus destinatários, ou seja, adaptando-se a diferentes registros e de forma coerente com seus objetivos e com o assunto tratado.

O projeto "Cinema" quer inserir a arte do cinema no processo de ensino-aprendizagem, visando melhorar a qualidade do ensino e, também, como forma de lazer, estimular o aprendizado cultural e artístico e a interdisciplinaridade.

"A escolha do filme é feita através de enquete e os alunos podem levar os pais e\ou convidados para as sessões, como uma forma de aproximar a família da escola", explica o professor e articulador dos projetos do Proemi, Fernando Francisco de Souza.

FOTO ESPORTE.jpeg

O projeto "Esporte" busca orientar e passar o máximo de conhecimento possível das práticas esportivas (futsal, basquetebol, voleibol e handebol), respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento (físico e intelectual) das crianças e adolescentes. E também visa a proporcionar momentos de aprendizagem para os alunos sobre as regras básicas e seus fundamentos.

"Esse projeto pretende que os alunos pratiquem uma atividade física duas vezes na semana e que, também, os mesmos possam montar equipes para participar de jogos escolares municipais e estaduais", diz o professor Fernando.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar
Euro
31/12 20:00

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo