Alta Floresta (MT), 23 de novembro de 2017 - 06:17

Educação

21/12/2016 05:15 Editoria Notícia Exata com Assessoria

IFMT de Alta Floresta ofertou 1º curso FIC de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para surdos

No mês de dezembro encerrou-se o curso FIC de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para surdos – Básico, ofertado a alunos surdos no Centro Educacional Especializado em Deficiência Auditiva – CEEDA, parceiro do Campus Alta Floresta.

O curso foi ofertado para que pudessem demonstrar habilidades de produção e de recepção do discurso escrito em Língua Portuguesa como segunda língua, bem como aspectos da cultura brasileira e regional, utilizando a competência comunicativa em nível básico e para que pudessem utilizar o texto escrito para cumprimentar, apresentar-se e despedir-se, preencher formulários, dar informações sobre direções, tratar o interlocutor de acordo com o grau de formalidade adequada ao contexto, informar horários, preços, descrever rotina pessoal, entre outros.

“Este é um projeto pioneiro em Mato Grosso, com a carga horária de 240h, o curso atendeu as expectativas e superou os objetivos propostos de propiciar aos alunos o conhecimento de suas capacidades e potencialidades afetivas, cognitivas e sociais, através de uma prática pedagógica bilíngue, com adaptações curriculares e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais da pessoa com surdez, visou-se a inclusão social e no mercado de trabalho”, afirmou a Tradutora Intérprete de LIBRAS Camila Zilio Lisbôa, que elaborou e desenvolveu o curso.

“O projeto nasceu em virtude do histórico e demanda de pessoas com surdez no município, especialmente necessitando aprender a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita. No contexto da educação dos surdos em todo o país o ensino dessa língua é uma questão preocupante, pois infelizmente as escolas ainda não encontram-se preparadas para atender as necessidades educacionais do surdo, portanto há uma necessidade maior de reflexão no sentido de evidenciar a sua importância. Trabalhar a inclusão tem sido um desafio para as instituições de ensino e com essa iniciativa o IFMT dá mais um passo importante nesta perspectiva.”

No encerramento houve confraternização entre os alunos e funcionários do CEEDA.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,2349
Euro 3,8172
22/11 16:20

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo