Alta Floresta (MT), 21 de março de 2019 - 08:33

Cultura

22/02/2019 13:30 Assessoria

Vereadora Elisa Gomes protocola reivindicações junto ao Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer

A vereadora Elisa Gomes esteve em Cuiabá em audiência com o Secretário de Estado de Cultura, Esportes e Lazer, Allan Kardec. Também participaram desta audiência Ronaldo Adriano, representando o Teatro Experimental, Robson Quintino, consultor em sócioeconomia e Verônica Bizinoto, Produtora Cultural.

Para a vereadora, Alta Floresta é referência Cultural no estado e que o município necessita de políticas públicas voltadas para o setor cultural. E entre as reivindicações, Elisa disse que foi solicitada a reestruturação da Biblioteca Pública Municipal. "Hoje a biblioteca está alojada em duas salas do Centro Cultural e a reestruturação do espaço se faz necessário para que ela volte a fazer parte do sistema estadual de bibliotecas", disse a vereadora.

Segundo Elisa, a biblioteca fazendo parte deste sistema receberá do estado novos acervos de livros, acompanhamentos de técnicos e capacitação para as atendentes da biblioteca.

Outra reivindicação que foi solicitada nesta audiência é equipar o Teatro Municipal Agostinho Bizinoto. O município de Alta Floresta tem o espaço, mas falta o sistema de som, iluminação e poltronas e esta foi uma das solicitações da vereadora.

Entre as reivindicações, a vereadora da ênfase aos Pontos de Cultura, segundo ela esses  pontos são extremamente importante, porque atende uma demanda muito grande da comunidade. "Nossa solicitação é que abra o edital para que essas entidades e também outras, possam concorrer aos Pontos de Cultura. É um valor pequeno, mas que ajuda a manter e difundir a cultura do município", complementa.

Em Alta Floresta, havia dois Pontos de Cultura, sendo um o Teatro Experimental e o outro o Museu. Para a vereadora o Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura são extremamente importantes para que as políticas sejam fomentadas. Os Pontos de Cultura foi reconhecido nacional e internacionalmente.

O Programa contribuiu para uma maior descentralização das atividades, através do financiamento e fomento aos polos de criação e produção culturais. Em Mato Grosso existia 32 Pontos de Cultura que eram beneficiados por recursos do Estado, entre grupos tradicionais, povos indígenas, culturas populares, produções culturais das periferias urbanas e rurais, além da cultura digital, comunicação popular e produções das juventudes.

ATI - Trabalhar para buscar uma melhor condição de vida aos munícipes é a meta da vereadora Elisa Gomes e, aproveitando a audiência, uma vez que o secretário também responde pelas pastas de Esportes e Lazer, a vereadora levou ao conhecimento do secretário as reivindicações para instalar no município três academias.

"O ano passado nós conseguimos uma emenda parlamentar, através do ex-deputado Zeca Viana, para a aquisição de três academias (ATI), mas que não foi liberado os recursos para as instalações das mesmas.  Foi solicitado neste primeiro momento três academias, que se for liberado, será instaladas nos Bairros São José Operário e Cidade Bela e a outra na Pista do Cabeça", disse a vereadora.

Elisa comemora esta primeira audiência. "Voltamos bastante satisfeitos pela receptividade e confiantes que alguma coisa iremos conquistar para o município"", finaliza Elisa. 


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo