Alta Floresta (MT), 25 de maio de 2017 - 12:14

Cultura

19/05/2017 05:36 Assessoria | SEC-MT

Secretaria de Cultura de Mato Grosso lamenta morte de Agostinho Bizinoto

A cultura mato-grossense amanheceu saudosa. O mineiro de Araporã, Agostinho Bizinoto, morreu nesta quarta-feira (17), aos 64 anos, vítima do câncer. Será velado e sepultado em Uberlândia, ao lada da família. Agostinho, deixa quatro filhos e a esposa, Elisa Gomes, vereadora em Alta Floresta, onde morou até o ano passado, quando teve que seguir à cidade mineira para iniciar o tratamento tardio.

Em Alta Floresta chegou em 1987 e, desde então, promoveu animação cultural das mais notáveis que deixou legados inquestionáveis, como o Teatro Experimental de Alta Floresta, em atividade há 29 anos e a Praça do Avião, espaço que acolheu diversas manifestações culturais. “Era grande sua fé na cultura, não dá para pensar no Teaf, sem pensar em Agostinho”, emocionou-se o ator e diretor de teatro, Ronaldo Adriano.

O amor à arte era visceral a ponto de dedicar-se a várias linguagens e sobressair-se em todas elas. Atuou como produtor cultural, escritor e editor de livros, ator, diretor, dramaturgo, músico, roteirista e diretor de cinema. Além de estimular a criação de dezenas de grupos de teatro na cidade, também atuou incansavelmente, pela idealização de políticas culturais.

De acordo com o médico e um dos primeiros moradores da cidade, Mario Nishikawa, exerceu também o cargo de presidente da Federação Mato-grossense de Teatro. “Foi com muita honradez e orgulho para nossa comunidade”. 

Contribuiu para criar o Conselho Municipal de Cultura, implantar a gestão pública de cultura, provocar o engajamento de Alta Floresta com instituições e movimentos culturais estaduais e nacionais, bem como empenhar-se incansavelmente pela criação de legislação para o setor cultural (Lei Municipal de Apoio e Incentivo à Cultura, Lei Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural de Bens Materiais e Imateriais). Criou ainda, entidades artístico-culturais das mais diversas linguagens, como música, dança, artes plásticas e artesanato, dentre outras iniciativas.

Na sede do Teaf esteve pela última vez, no lançamento do edital Circula MT, em junho de 2016, onde junto aos amigos recepcionou o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho. “Tive a honra de dividir este momento com Agostinho. Uma pessoa muito importante para a cultura que deixou um legado sem precedentes que orgulha a todos nós. Jamais será esquecido. Seu nome permanece vivo na história da cultura mato-grossense”.

Comportou-se como importante porta-voz, que possuía um conhecimento incalculável sobre a cultura de Alta Floresta. “Minha preferência, em toda a minha trajetória foi pelo teatro de grupos que trabalhassem com a linguagem popular, primando pela proximidade com as comunidades de bairros periféricos das cidades”, disse certa vez. 

Ao receber o diagnóstico, deu um depoimento emocionante em seu perfil no Facebook: “Sim, estou experimentando um momento em que a fragilidade humana nos provoca uma profunda reflexão sobre nossa existência... Os problemas de saúde que ora vivencio foram causados por minhas próprias negligências e falta de cuidados com as dádivas gratuitamente recebidas, ou seja, não seria honesto culpar os outros e muito menos alegar que Deus não foi complacente comigo por não me isentar de vícios e doenças que me afligiram no percurso de minha caminhada terrena até então. Com relação a isso, tenho que me ater humildemente no ‘mea maxima culpa’, pois, desta forma, a justiça terá uma dimensão de alento para minha própria consciência”.

A Secretaria de Estado de Cultura se solidariza com a família e amigos por esta inestimável perda.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,2833
Euro 3,6839
25/05 11:15

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo