Alta Floresta (MT), 24 de julho de 2017 - 14:43

Cultura

18/05/2017 05:15 Clay Jr. - Notícia Exata

Alta Floresta perde Agostinho Bizinoto, referência na cultura

Alta Floresta perdeu ontem, quarta-feira (17), um homem apaixonado pela cultura, faleceu aos 64 anos o ator, escritor e diretor Agostinho Bizinoto.

Agostinho estava em Uberlândia/Minas Gerais, onde passava por tratamento médico, casado com a vereadora Elisa Gomes, também atriz, com quem teve uma filha, Verônica Bizinoto, que hoje segue os passos do pai em produções culturais.

Mineiro de Araporã, estava radicado em Alta Floresta desde o ano de 1987.

A sua ligação com a cultura foi iniciada nos primeiros anos da década de 1970, em Uberlândia/MG, que teve origem no Movimento Cultural Erecteion, o qual trabalhava com algumas modalidades cênicas, dentre elas o Teatro, que resultou na formação do Grupo de Teatro Erecteion que teve quase vinte anos de duração.

Chegou em Alta Floresta no final da administração Edson Santos, quando então assumiu a assessoria de comunicação e posteriormente a Secretaria de Cultura no governo Eloi de Almeida, Agostinho fez tanto que continuou no governo de Robson Silva, época em que foi aclamado por pesquisas e destacado na mídia como o "melhor" secretário.

Vários artistas que hoje sobem e brilham nos palcos tiveram como incentivador Agostinho Bizinoto, criou grupos de teatros, entre eles o Teatro Experimental de Alta Floresta, que hoje é referência na cultura local, estadual e até mesmo do país.

Respirava cultura, homem desapegado de bens materiais, mas que carregava um conhecimento incalculável sobre a cultura de Alta Floresta e também estadual.

“Minha preferência, em toda a minha trajetória foi pelo teatro de grupos que trabalhassem com a linguagem popular, primando pela proximidade com as comunidades de bairros periféricos das cidades.” Assim se pronunciou em uma oportunidade.

Agostinho Bizinoto deixa para o enriquecimento cultural os livros publicados, Bateia; Vote em Mim e; Fragmentos de Vida, entre outras obras teatrais e cinematográficas.

Ao iniciar os tratamentos em 2016 assim se expressou em sua página pessoal:

“Sim, estou experimentando um momento em que a fragilidade humana nos provoca uma profunda reflexão sobre nossa existência... Os problemas de saúde que ora vivencio foram causados por minhas próprias negligências e falta de cuidados com as dádivas gratuitamente recebidas, ou seja, não seria honesto culpar os outros e muito menos alegar que Deus não foi complacente comigo por não me isentar de vícios e doenças que me afligiram no percurso de minha caminhada terrena até então. Com relação a isso, tenho que me ater humildemente no “mea maxima culpa”, pois, desta forma, a justiça terá uma dimensão de alento para minha própria consciência.”

Que o legado deixado por Agostinho Bizinoto, sirva de incentivo para que cultura de Alta Floresta se mantenha viva e receba a atenção devida pelas autoridades.

Em sua página nas redes sociais várias homenagens estão sendo feitas:


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,1523
Euro 3,6709
24/07 11:45

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo