Alta Floresta (MT), 28 de março de 2017 - 12:17

Hamoa banner 2017

Cultura

29/10/2016 05:40 Editoria com Rádio Progresso e EBC

Apresentadora do "Viva Maria" da Rádio Nacional visita Alta Floresta

Mara Régia, apresentadora do programa de rádio Viva Maria, esteve em visita a Alta Floresta na tarde de ontem sexta-feira (28). Na ocasião ela esteve na Rádio Progresso, emissora que retransmite seu programa e também esteve reunida com acadêmicos de jornalismo da Unemat.

A visita ao município é motivada pelas Mulheres de Fibra (artesãs de comunidades em Carlinda), que são pauta de mais um programa Viva Maria, defensor dos direitos das mulheres.

Mara Régia é apresentadora há 35 anos, dos quais 30 comemora à frente do programa Viva Maria, que a Rádio Progresso transmite todas as manhãs de segunda a sexta-feira.

Maria esteve reunida com acadêmicos de jornalismo em Alta Floresta. - Foto: Arquivo Junio Garcia

O Programa

Sob a inspiração da música "Maria Maria", de Fernando Brant e Milton Nascimento, em 14 de setembro de 1981, o programa Viva Maria foi ao ar pela primeira vez, na Rádio Nacional AM de Brasília. Na voz da jornalista e radialista Mara Régia, Viva Maria ganhou pernas: “Fala, Mara Régia, porque é pela tua voz que a gente anda” (Depoimento de uma ouvinte numa das primeiras manifestações de rua do programa). Da Rodoviária de Brasília à Praça do Relógio, em Taguatinga, Viva Maria andou pelos quatro cantos do Distrito Federal com sua proposta de mobilização pelos direitos das mulheres.

E foi assim que Viva Maria se transformou numa caixa de ressonância do movimento de mulheres, tanto em nível local, como nacional. Pelos microfones do Viva Maria passaram Marias e Clarices contra a ditadura, mulheres vítimas de violência e a voz das mulheres do Brasil no processo de abertura do regime militar e na Constituinte.

“...E lá se vão 30 anos de lutas, conquistas e vitórias...Não foi fácil. Mas se hoje conseguimos fazer avançar nossa cidadania foi às custas da nossa força e capacidade de mobilização.....”, é como Mara Régia resume os anos em que usou o microfone como ferramenta de ação e combate às desigualdades de gênero.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,1315
Euro 3,4039
28/03 11:05

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo