Alta Floresta (MT), 24 de julho de 2017 - 15:18

Cidades

11/05/2017 05:00 Clay Jr. - Notícia Exata com Assessoria

Consciência Cidadã reúne sociedade em Alta Floresta para estimular fiscalização de recursos públicos

Pelo segundo ano consecutivo o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso realiza em Alta Floresta o Consciência Cidadã, evento que visa estimular a sociedade a exercer o controle social, decidindo sobre as políticas públicas do seu município e fiscalizando a aplicação dos recursos públicos.

O Consciência Cidadã foi realizado no Gold Centro de Eventos e reuniu centenas de pessoas, entre eles, universitários, conselheiros de políticas públicas, empresários, profissionais liberais, trabalhadores e sociedade civil organizada.


As pessoas precisam ter consciência de que quem irá resolver os problemas somos nós, atuando e participando"

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antônio Joaquim, destacou a importância da participação da população no acompanhamento dos gastos públicos.

“Eu considero imprescindível, eu considero que a situação do país, a melhoria da qualidade da política, passa pelos cidadãos, tanto na hora do voto, como na participação do dia a dia do município, estado e país, a cidadania é esse conjunto de deveres e direitos, não há salvadores da pátria, todo aquele que vem dizendo que irá resolver, isso é tudo mentira, as pessoas precisam ter consciência de que quem irá resolver os problemas somos nós, atuando e participando”, disse.

Questionado se foi identificado algum avanço entre o evento realizado no ano passado com o deste ano de 2017, o presidente do TCE disse que o trabalho requer paciência.

“Esse é um trabalho de paciência e de muita determinação, a gente não tem como esperar resultados fantásticos é um processo que precisa de otimismo, é um tijolinho atrás do outro para a gente chegar ao ponto ideal, que é uma sociedade mais participante”, relatou.

Nesta quinta (11) e amanhã (12) a programação será dedicada ao Gestão Eficaz, que tem como missão preparar os agentes da administração municipal, como prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, controladores internos, assessores jurídicos, pregoeiros, membros de comissões de licitação, fiscais de contrato, entre outros.

Os temas são escolhidos baseados nas principais dúvidas que chegam à Consultoria Técnica do TCE-MT diariamente.

Para o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, disse que é importante este tipo de aproximação entre Tribunal de Contas, Classe Política e população para o controle das finanças públicas.

“Hoje já houve uma capacitação onde estiveram vereadores das câmaras da região e prefeitos, ensinando aquilo que nós devemos fazer, antes o tribunal era somente um órgão fiscalizador, todos tinham medo do tribunal de contas, principalmente os agentes políticos, hoje não, além de fiscalizar ele está com a função de ensinar os gestores”, frisou.

Lei de Acesso a Informação

Pela manhã o assessor da Ouvidoria do Tribunal de Contas, José Roberto Weber, falou sobre o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria do Tribunal de Contas e sobre Transparência e Lei de Acesso à Informação.

O TCE-MT vem aproveitando as visitas ao interior para cobrar do Poder Executivo o cumprimento da LAI.

Auditoria realizada pelo órgão de controle externo nos 30 maiores municípios do Estado revelou que a maioria não cumpre a lei na íntegra, entre eles Alta Floresta.

Encontro com vereadores

O Programa Democracia Ativa, que tem por objetivo orientar vereadores a como exercer melhor as suas funções, abriu ontem quarta-feira (10 de maio), o ciclo de capacitações que o Tribunal de Contas de Mato Grosso realiza em Alta Floresta.

O TCE-MT estará na cidade até sexta-feira (12) levando orientação também aos agentes públicos e aos cidadãos, por meio dos Programas Gestão Eficaz e Consciência Cidadã.

Além do município sede, participam do encontro legisladores de Apiacás, Carlinda, Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,1523
Euro 3,6709
24/07 11:45

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo