Alta Floresta (MT), 12 de dezembro de 2017 - 12:11

Cidades

13/04/2017 05:34 Aline Almeida - Diário de Cuiabá

Mato Grosso: oito municípios em situação de emergência

Oito municípios em Mato Grosso tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Estado devido a estragos causados pela chuva. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou ontem. A Defesa Civil declarou a situação de emergência em Aripuanã, Canarana, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu e Vila Rica.

Os municípios pediram ajuda para mitigar os danos nos municípios causados por fortes chuvas dos últimos dias. O reconhecimento possibilita que as prefeituras peçam recurso financeiro para serviços. Dentre os estragos nas referidas cidades estão: estradas interditadas, atoleiros, pontes destruídas e pontos de enchente.

Até fevereiro, 14 municípios de Mato Grosso já haviam declarado estado de emergência por conta de estragos causados pela chuva. A Defesa Civil disse que vem realizando monitoramento diário da precipitação acumulada e o nível de água dos maiores rios em Mato grosso para ter informações sobre possíveis inundações. Neste período chuvoso, mais de 40 cidades no Estado já vinham sendo acompanhadas pela Defesa Civil.

“Fica homologado o decreto municipal que declarou situação de emergência especificamente nas áreas descritas no referido decreto municipal. Será de 90 dias a vigência deste Decreto, prorrogável, no máximo, por igual período, totalizando até 180 dias”, cita trecho dos decretos.

Em nível federal, a União já reconheceu a situação de emergência em seis cidades do Estado. Aripuanã (976 quilômetros de Cuiabá), Confresa (1.160 quilômetros de Cuiabá), ambas devido às chuvas intensas. Já as cidades de Luciara (1.180 quilômetros de Cuiabá) e Porto Alegre do Norte (1.143 quilômetros de Cuiabá), Canarana (838 quilômetros de Cuiabá) e Campo Novo dos Parecis tiveram a situação de emergência publicada devido às inundações e chuvas enfrentadas nesses municípios.

Com o reconhecimento da situação desses municípios, as prefeituras podem solicitar apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.

Assistência - Para ter acesso a recursos materiais e financeiros, disponibilizados pela Defesa Civil nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR). Após análise técnica, o órgão define o valor do recurso a ser disponibilizado.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar
Euro
31/12 20:00

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo