Alta Floresta (MT), 16 de outubro de 2018 - 23:12

Agronegócios

25/09/2018 08:26 Assessoria

Mato Grosso será sede da Conferência Anual da Aliança Internacional da Carne

Desafios como sustentabilidade, bem-estar animal, mercado internacional, exportação e foco no consumidor foram os principais temas debatidos durante a Conferência Anual da Aliança Internacional da Carne Bovina (International Beef Alliance – IBA), realizada no Canadá. Desde 2015, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) representa o Brasil na Conferência e, nesta edição, foi confirmado que Mato Grosso será sede do encontro em 2019.

Um dos motivos da escolha é o fato de o Brasil ser responsável pelo maior rebanho bovino comercial do mundo. A Conferência Anual reúne os presidentes e CEO’s das principais entidades representativas dos produtores de carne bovina da Austrália, Brasil, Canadá, México, Nova Zelândia, Paraguai e Estados Unidos. Juntos esses países são responsáveis por mais de 50% da produção e 62% da exportação mundial de carne bovina.

De acordo com o vice-presidente da Acrimat, Amarildo Merotti, o encontro é uma oportunidade para compartilhar conhecimento, estratégias e discutir o futuro da pecuária mundial.

“Embora disputemos mercados internacionais, tanto o Brasil quanto os demais países que compõem a Aliança têm muitas questões em comum. É o caso da sucessão familiar, o aumento do consumo de carne por habitante, equilíbrio nos três pilares sustentabilidade, econômica, ambiental e social e, ainda, a defesa dos nossos interesses enquanto produtores. As nossas demandas não são muito diferentes e isso faz a Aliança cada vez mais forte”, afirmou o vice-presidente, que participou do encontro realizado entre os dias 17 e 21 de setembro.

O Canadá possui um rebanho de 15 milhões de cabeças de gado bovino e abate 5 milhões de cabeças, por ano. Além da produção direta de carne para os consumidores locais e exportação do produto – que chega a 50% da produção -, o Canadá também exporta animais vivos para os Estados Unidos.

Além das discussões, os líderes do segmento puderam visitar propriedades na região de Vancouver e Alberta, que abrigam o maior rebanho do Canadá e também é o cinturão da produção de grãos e forragem canadense. Para o diretor técnico da Acrimat, Francisco Manzi, o encontro é fundamental para a troca de experiências.

“Tivemos a oportunidade de conhecer todo o sistema de produção local passando pela cria, recria e engorda, onde quase a totalidade é feita em confinamento. Pudemos avaliar o sistema de produção, adequação e verificar melhorias na qualidade, tanto da criação dos animais como do produto final, para atender aos consumidores cada vez mais exigentes”, disse Manzi.

Além dos líderes, a Aliança possui um programa para desenvolver a liderança entre os jovens. Neste ano, os participantes foram responsáveis por apresentações sobre o uso de antibióticos e a proteína feita em laboratório, conhecida como carne falsa.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar
Euro
31/12 20:00

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo