Alta Floresta (MT), 20 de julho de 2018 - 07:55

Agronegócios

25/06/2018 08:49 Assessoria

Carlinda: SENAR Tec Leite foi parte do evento que comemorou o dia Mundial do Leite

Para comemorar o 24 de junho que é o dia Internacional do Leite, o Sindicato Rural de Carlinda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Famato e diversos outros parceiros realizaram, no sábado (23.06), o III Encontro da Pecuária Leiteira no município. O evento aconteceu na fazenda São Judas Tadeu com uma programação bastante intensa recheada de palestras e oficinas que abordaram assuntos como o transporte de leite in natura, avanços, desafios, tendências, manejo correto da ordenha e qualidade do leite.

Além da palestra principal que abordou o assunto "Leite de qualidade: um desafio nacional", o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR-MT, Armando Urenha apresentou os números do SENAR Tec Leite, projeto de assistência técnica e gerencial que está sendo implantado na região há cerca de um ano. "O nosso objetivo é que cada vez mais os produtores de leite sejam assistidos".

A implantação do SENAR Tec Leite na região de Carlinda está sendo feita com a parceria da Cooperativa Agropecuária Mista Terranova Ltda (Coopernova) e também da Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores do Setor de Caná (Compasc). "Com este projeto, os produtores estão percebendo a oportunidade de melhorar a gestão da propriedade e a qualidade do leite. Ainda estamos no início e os produtores estão se adequando e entendendo como funciona. Mas já percebem melhorias na qualidade com a mudança de pequenos detalhes", enfatiza o presidente da Compasc, Francisco Severino de Oliveira.

O diretor e presidente da Coopernova, Daniel Robson Silva acrescenta que neste primeiro ano de parceria, somente 30 produtores estão sendo assistidos pelo SENAR Tec Leite. "Mas pretendemos ampliar esse número". Ele diz ainda que a Cooperativa tem 2.530 associados distribuídos em 25 municípios mato-grossenses e dois do Pará. "Destes, 1.450 são produtores de leite".

Há 15 anos trabalhando com a pecuária de leite, Luiz Severino de Oliveira é um dos produtores assistidos pelo SENAR Tec Leite. Com cerca de 60 matrizes, Oliveira já conta com ordenha mecânica e ressalta que o programa é tudo aquilo que o produtor precisa. "É fácil de enxergar que a proposta de mudanças trará muitas melhorias para quem trabalha com a bovinocultura de leite". Francisco confessa que ainda está se adaptando e se adequando ao SENAR Tec Leite, mas que já percebe melhorias na atividade dentro de sua propriedade.

LEITE EM CARLINDA – O presidente do Sindicato Rural Nelson Obuti, conta que a bovinocultura de leite é muito forte na região. Por outro lado, ele enfatiza que há muitas dificuldades a serem enfrentadas. "Mas também temos várias outras cadeias produtivas importantes em nossa economia".

Entre as principais dificuldades do produtor de leite, em Carlinda, o preço e a falta de tecnologia para os pequenos e médios produtores fazem parte da lista. Para a família Medici, proprietária da Fazenda São Judas Tadeu, onde foi realizado o evento, uma das principais necessidades é ampliar o conhecimento no setor de alimentação para as vacas em lactação, especialmente no período da seca. "Além disso, a mastite e o ataque do carrapato também preocupam os produtores", destaca a produtora Lucinei Medici.

Ela e o marido Marcos Antonio Médici começaram a investir na pecuária de leite faz mais ou menos cinco anos. "Percebemos que a realização de eventos que trazem informações e conhecimento contribuem muito para o desenvolvimento e a fomentação da cadeia na região. E, para essa área, a parceria com o SENAR-MT é fundamental", complementa Marcos.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,7975
Euro 4,4609
10/07 16:00

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo