Alta Floresta (MT), 24 de novembro de 2017 - 14:15

Agronegócios

19/10/2017 04:47 Eliana Bess | Sedec/MT

Tecnologias e mercados para madeira nativa são discutidos em Cuiabá

Cuiabá sedia até o dia 20 deste mês a primeira edição do Florestal Tech, evento de negócios florestais que discute o cenário econômico, as tendências, oportunidades e novas tecnologias para o setor da madeira nativa. Promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o evento foi aberto ontem quarta-feira (18.10) às 19h30, no Auditório das Borboletas, do Centro de Eventos do Pantanal.

Na programação estão palestras técnicas e o lançamento oficial da Exposição de Produtos da Madeira Nativa e da Mostra de Arquitetura da Madeira para o Século XXI. Trata-se de um evento voltado para empresários, arquitetos, professores e pesquisadores e estudantes.

Entre os temas abordados está a legalidade e a sustentabilidade da madeira nativa de Mato Grosso. Em sua apresentação intitulada “Porque o WWF Brasil apoia o setor de base florestal”, o analista de Conservação do WWF Brasil, Ricardo Russo, irá mostrar o trabalho que vem sendo realizado pelo Programa Madeira é Legal na disseminação de informações que incentivem o uso responsável e sustentável da madeira, os caminhos possíveis e as parcerias com o setor na região do Mato Grosso.

Para o especialista, é preciso repensar o uso da madeira. “É importante perceber que temos um material incrível, que é, entre outras coisas, capaz de mitigar a emissão de CO²”, afirma Russo.

Ele também destaca a importância de a sociedade rever a relação com o setor florestal. “É preciso tirar das costas do setor florestal a questão do desmatamento. O setor florestal precisa das florestas e, por isso, quer fazer um plano de manejo sério. As pessoas precisam entender que manejo florestal e desmatamento não têm relação”.

No decorrer da programação, o Florestal Tech vai tratar de inovações tecnológicas da madeira, sobre a cadeia produtiva do setor e oportunidades de negócios para produtos florestais em Mato Grosso.

Também vai apresentar tecnologias para arquitetura da madeira, entre elas a madeira laminada colada, que é usada em estruturas arquitetônicas, além de uma tecnologia para construção de casas conhecida como wood-frame, que tem custo mais baixo e grande resistência, e projetos arquitetônicos modernos.

“É um evento muito importante para Mato Grosso, com apresentações técnicas e exposições, envolvendo a arquitetura da madeira e com rodadas de negócios, onde clientes e fornecedores estarão em contato direto. É uma grande oportunidade que faz parte do Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável de Mato Grosso (PDFS-MT)”, destacou o superintendente de Desenvolvimento Florestal da Sedec, José Juarez Faria.

Também são parceiros do Florestal Tech o WWF Brasil, do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), e da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT).

Inscrições

As inscrições pela Internet já estão encerradas, mas interessados poderão fazer no local do evento, na quinta-feira (19.10), a partir das 7h30. É necessário levar um kg de alimento não perecível para se inscrever.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,2284
Euro 3,8389
24/11 10:55

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo