Alta Floresta (MT), 13 de dezembro de 2017 - 16:49

Agronegócios

26/09/2017 05:06 Renata Menezes I Sedec-MT

Indea promove curso para formar novos fiscais agropecuários

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) realiza um curso de formação de auditores em propriedades rurais integrantes do Sistema de identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), entre os dias 25 e 29 de setembro, em Juscimeira (160km de Cuiabá). A ideia é formar 25 novos auditores para atuarem em Mato Grosso ainda este ano.

O treinamento direcionado aos médicos veterinários do Indea será ministrado pelos coordenadores do Sisbov do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de Cuiabá de modo que a execução das auditorias seja aprimorada e o tempo de resposta entre a solicitação do produtor e a auditoria da propriedade seja reduzido. Este curso também conta com apoio do Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa).

Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, a iniciativa é resultado de uma antiga demanda do órgão junto ao Mapa para aumentar o número de auditores em Mato Grosso. "Esta capacitação de Fiscais Agropecuários para auditoria em propriedades Sisbov atende a uma demanda de todo o setor produtivo que necessitava de mais profissionais para qualificar os serviços, diminuindo assim o tempo de resposta, além da questão da habilitação das propriedades à exportação para a União Europeia. Vale ressaltar que Mato Grosso é líder em propriedades aptas a exportar para a União Europeia, mercado que paga o maior valor agregado à carne bovina brasileira”, conta Nolasco.

Conforme o presidente, os auditores também poderão realizar auditorias para determinar quais das propriedades já participantes da lista mantêm o atendimento às normas do sistema.

SISBOV

O Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) permite o controle de rastreabilidade do processo produtivo em propriedades rurais. A base de dados do Sisbov informa sobre bovinos e bubalinos no Brasil, porém a adesão ao sistema não é obrigatória.

O sistema é de adesão voluntária, mas existe a obrigatoriedade de adesão para a comercialização aos mercados que exijam a rastreabilidade, como é o caso da União Europeia. Mato Grosso possui aproximadamente 450 propriedades ERAS (estabelecimento rural aprovado) certificadas e aprovadas a exportar para a União Europeia.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,3047
Euro 3,8876
13/12 11:00

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo