Alta Floresta (MT), 19 de novembro de 2017 - 00:26

Agronegócios

12/05/2017 05:18 Assessoria

SENAR-MT e parceiros qualificam profissionais na vacinação contra aftosa, Nova Bandeirantes atendida

Maio é mês de vacinação contra a febre aftosa. Os produtores mato-grossenses devem vacinar todo o rebanho bovino e bubalino até o próximo dia 31. Em 2016 houve mudanças no calendário e, diferente dos anos anteriores, em maio todos os animais deverão ser vacinados. Já em novembro somente aqueles com idade entre zero e 24 meses.

No período de vacinação a demanda para o treinamento de agente sanitário em saúde animal aumenta consideravelmente junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).  Para maio estão previstos 12 treinamentos em diversos municípios mato-grossenses. 

De acordo com o Presidente do Sindicato Rural de Canarana, Arlindo Cancian além de qualificar os profissionais para atuar na vacinação do rebanho, o treinamento realizado em época de vacinação facilita as aulas práticas. A mobilizadora Márcia Borges Pereira acrescenta que já fazia alguns anos que este curso não era demando em Canarana. Segundo ela, assim que abriram as inscrições, as vagas foram preenchidas rapidamente. 

Em Ribeirão Cascalheira o treinamento de agente sanitário em saúde animal está previsto para iniciar no próximo dia 15 de maio. O presidente do Sindicato de Produtores Rurais, Eduardo Correa diz que a demanda é grande na região."Esta é a nossa segunda turma esse ano. Já temos outra programada para novembro" 

De acordo com Correa falta mão de obra qualificada e este treinamento do SENAR-MT é muito importante porque mostra todos os processos e a legislação referente ao assunto." A base da economia de nosso município é a pecuária. Com profissionais qualificados o trabalho fica muito mais fácil e o resultado tem muito mais qualidade", enfatiza o presidente. 

A mobilizadora Priscila de Oliveira acrescenta ainda que o conteúdo do treinamento aborda assuntos como transporte e manuseio da vacina. "O instrutor mostra até qual é a forma correta de abrir a caixa". 

Os interessados em fazer este treinamento devem procurar o sindicato de produtores rurais de seu município para ver se há turmas programadas e se há vagas. 

AFTOSA - A febre aftosa é uma doença viral altamente infeciosa que acomete os animais biungulados. Sua ocorrência representa veto a mercados importantes e, consequentemente, prejuízos econômicos para o setor, por isso a importância de proteger o rebanho da doença por meio da vacinação. Os produtores também precisam fazer a comunicação da vacina e a atualização do rebanho junto ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) até o dia 10 de junho.

De acordo com a Lei Nº 10.486, de 29 de dezembro de 2016, quem não respeitar o calendário de vacinação poderá ser penalizado com o pagamento de multas no valor de uma Unidade de Padrão Fiscal (UPF) por cabeça não vacinada. 

Confira a programação para maio.  

PROGRAMAÇÃO DE TREINAMENTOS DE AGENTE SANITÁRIO EM SAÚDE ANIMAL

Segunda- feira- (08)- Nova Canaã do Norte     

Segunda- feira- (08)- Canarana

Quarta-Feira- (10)- Porto dos Gaúchos

Segunda- feira- (15)- Querência  

Segunda- feira- (15)- Figueirópolis       

Segunda- feira- (15)- Araputanga         

Segunda- feira- (15)- Ribeirão Cascalheira

Segunda- feira- (15)- Nobres       

Quarta-Feira- (17) - Nova Bandeirantes       

Segunda- feira- (22)- Pedra Preta         

Segunda- feira- (22) Nova Brasilândia

Segunda- feira- (22)- Mirassol do Oeste    


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,2612
Euro 3,8489
17/11 16:05

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo