Alta Floresta (MT), 24 de julho de 2017 - 15:06

Agronegócios

25/04/2017 08:09 Editoria com Assessoria

Iniciada 4ª etapa do "Acrimat em Ação", Alta Floresta na rota

Desde ontem, segunda (24.04), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e parceiros começaram mais uma rota do maior projeto da pecuária de corte no Estado, em Barra do Bugres, a partir das 19h, na Fundação Barrácool.  O "Acrimat em Ação 2017" mobilizou, até o momento, 3 mil produtores nos 19 municípios por onde a equipe passou. Ao todo, serão visitadas 31 cidades e nesta rota o projeto também visita São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04).

A exemplo de edições anteriores, Alta Floresta também deverá ser contemplada com o projeto, a previsão é de que a caravana passe por Alta Floresta no dia 10 de junho, Guarantã do Norte, Colíder, Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde também deverão ser atendidas.

 

Este ano, a palestra apresentada aborda os aspectos do mercado da pecuária e as ferramentas existentes para superar crises e melhorar os resultados. O tema é apresentado pela pesquisadora Mariane Crespolini, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

Gestão, planejamento, mercado interno e externo, produtividade e rentabilidade são alguns pontos trabalhados na palestra. "O mercado da pecuária está em transformação e aperfeiçoamento e para acompanhar e manter os negócios rentáveis, é preciso conhecer os custos de produção, avaliar a produtividade e investir corretamente para atender as exigências do mercado e melhorar os resultados. É isso que buscamos trazer para os produtores", explica Mariane Crespolini. 

Para o representante regional da Acrimat em Marcelândia, Agenor Vieira de Andrade, a capacitação do produtor é indispensável em qualquer área de atuação e se torna ainda mais relevante na pecuária de corte. "O pecuarista está se aprimorando cada vez mais para melhorar a produtividade e a qualidade do produto e a Acrimat vem cumprindo seu papel e contribuindo para o desenvolvimento da pecuária de corte em todo o Estado", afirma Agenor. 

O presidente da Associação Agropecuária e Industrial de São José do Rio Claro, Jean Kerkhoff, destaca a importância do evento para o município e para a pecuária em geral. "A presença da Acrimat todos os anos na cidade é muito bom para nosso conhecimento, sobretudo neste ano de crise. As informações passadas são importantes para ajudar o produtor a superar as dificuldades". 

Parceria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) é um dos parceiros do Acrimat em Ação. A instituição tem levado a palestra sobre o Programa Especial de Boas Práticas Agropecuárias, popularmente conhecido como BPA.  O objetivo deste programa, criado no fim do ano passado, é capacitar os trabalhadores e produtores da cadeia produtiva de bovinocultura de corte oferecendo, em conjunto, assistência técnica. Consequentemente, o programa os torna ainda mais eficientes e rentáveis. 

Dentre os principais benefícios do BPA, como é popularmente chamado, é reduzir as perdas, melhorar a qualidade do produto, aumentar a eficiência produtiva e da competitividade. Além disso, também é capacitar o produtor para melhorar o desempenho de gestão de sua propriedade. 

Com carga horária de 116 horas, o programa tem oito módulos e oferece consultoria individual ou por propriedade. O pré-requisito para participar é ter 18 anos e ser alfabetizado. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de seu município para saber se há turmas programadas e vagas. 

Além do SENAR-MT, o O Acrimat em Ação 2017 conta ainda com a parceria de empresas como Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética. 

Rotas

Rota 4 - inicia seu trajeto por Barra do Bugres (24.04) e segue para São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04). 

Rota 5 - a última rota acontece em junho e visitará Guarantã do Norte (05.06), Colíder (06.06), Apiacás (07.06), Nova Bandeirantes (08.06), Nova Monte Verde (09.06) e Alta Floresta (10.06).


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,1523
Euro 3,6709
24/07 11:45

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo