Alta Floresta (MT), 12 de dezembro de 2017 - 13:49

Agronegócios

01/04/2017 05:14 Marianna Peres - Diário de Cuiabá

Colheita finaliza em parte do Estado de Mato Grosso

Na virada do mês a colheita da safra de soja, 2016/17, atingiu 99% da área plantada em Mato Grosso. Conforme levantamento semanal atualizado ontem (31) pela Consultoria AgRural, o ritmo dos trabalhos supera o registrado no ano passado, quando a superfície estava em 96%, mesmo percentual registrado na média dos último cinco anos. Cerca de 9,4 milhões de hectares foram cultivados nesse ciclo e a maior parte a ser retirada pelas máquinas está na região nordeste, que tradicional mantém cultivo de variedades de ciclo mais tardio.

Regiões importantes para sojicultura como o oeste e o centro sul do Estado já finalizaram os trabalhos de colheita e resta menos de 99% para a finalização na região médio norte. O oeste está com os trabalhos de colheita concluídos desde a semana encerrada em 10 de março.

Como explica a analista da AgRural, Daniele Siqueira, a colheita da safra 2016/17 chegou a 74% da área brasileira, ficando abaixo do resultado de um ano atrás (76%) pela primeira vez nesta temporada. O número, porém, supera os 70% da média de cinco anos. Com os trabalhos finalizados em 99% da área do Centro-Oeste e 89% do Sudeste, a colheita agora se concentra no Sul, com 50%, e no Norte/Nordeste, com 42%.

No Sul, há atraso mais significativo em relação ao ano passado devido ao alongamento do ciclo de parte das lavouras, que ocorreu por conta das temperaturas mais baixas da primavera. “Mas isso não impede que os produtores continuem relatando produtividades acima das expectativas - o que, aliás, também vem acontecendo no Matopiba. Por isso, a AgRural deve aumentar sua estimativa de produção no próximo dia 7. No início de março, a safra foi elevada de 105,4 milhões para 107 milhões de toneladas”.

Com o plantio da segunda safra de milho encerrado no Centro-Sul do Brasil, agora é hora de ficar atento à influência do clima sobre o desenvolvimento das lavouras. O noroeste de Minas Gerais e a região sul de Mato Grosso do Sul continuam recebendo pouca chuva, e os produtores estão apreensivos com a previsão de tempo seco para a próxima semana.

No início de março, a AgRural estimou a produção potencial de milho safrinha do Brasil em 61,5 milhões de toneladas. Uma nova estimativa também será divulgada em 7 de abril.

IMEA – o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), acredita que outras regiões do Estados deverão estender a colheita durante o mês de abril, sobretudo, nas áreas de soja para a produção de semente, além da nordeste.

De maneira geral, a produtividade das regiões vem apresentando apenas leves recuos, diferentemente do ano passado, com a média estadual da produtividade das áreas colhidas apenas na última semana sendo de 54,14 sc/ha. Ainda assim, a produtividade ponderada vem registrando valor mais elevado, acima da média das últimas safras.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar
Euro
31/12 20:00

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo