Alta Floresta (MT), 11 de dezembro de 2017 - 12:59

Agronegócios

19/12/2016 08:48 Editoria com Assessoria

PRODAM entregou mais 60 colmeias de abelhas sem ferrão nativas da Amazônia

O Projeto Olhos D' Água da Amazônia executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SECMA), da Prefeitura de Alta Floresta, realizou na última semana a entrega de 60 colmeias de abelhas sem ferrão nativas da Amazônia, as colmeias são disponibilizadas para produtores rurais que participaram dos cursos de capacitação de Meliponicultura, que tem áreas em processo de recuperação, as abelhas sem ferrão são agentes de polinização nos biomas brasileiros.

Atualmente o Meliponário Municipal de Alta Floresta, conta com 300 colmeias de abelhas nativas sem ferrão da Amazônia. 

O fortalecimento da cadeia produtiva do mel foi contemplado no Projeto Olhos D' Água da Amazônia fase II, a doação de colmeias iniciou em 2014. Antes de receber as caixas  de colmeias, os produtores rurais participam do curso de capacitação, que aborda temas desde legislação e regularização ambiental e definição sobre meliponicultura, além de ensinar sobre as técnicas de reprodução e alimentação, para que possam atuar com a meliponicultura.

"Em seguida dos cursos eles recebem as colmeias, foram beneficiados 12 produtores rurais, as caixas de colmeias vão ser instaladas nas áreas de mata ciliar que estão sendo recuperadas pelo agricultor em parceria com o PRODAM, e quando já existe floresta suficiente às caixas são instaladas na área de reserva legal. O projeto tem um foco ambiental, as abelhas sem ferrão são o principal agente  de polinização do bioma amazônico e de outros biomas brasileiros. Além de auxiliar na área ambiental pode agregar valor de renda ao produtor, que pode comercializar o mel ou a colmeia", explica Juliana Ferreira da Silva, engenheira agrônoma.

O coordenador executivo do Projeto Olhos D' Água da Amazônia, José Alesando Rodrigues, reforça que o projeto estimula por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do mel, essa cultura de criar abelhas sem ferrão nativas da Amazônia. "É um mecanismo de auxiliar o produtor rural com a ampliação da renda familiar, além de ajudar no processo  de recuperação de nascentes com a polinização", pondera. 


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,2916
Euro 3,8772
11/12 11:05

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo